Esta é uma pergunta que muitas mães de primeira viagem fazem quando chegam ao consultório. Por isso, no texto de hoje trago 10 fatos que você precisa saber sobre o leite materno. Com certeza, eles te mostrarão o porquê é tão importante amamentar. E lembre-se: até os seis meses de vida do bebê, o leite materno deve ser o único alimento ofertado ao seu filho.
Além disso, vou abordar os principais mitos e verdades sobre o aleitamento materno e como você pode se preparar para esse momento tão mágico, de conexão entre mãe e filho. A falta de informação faz com que muitas mães tenham medo de amamentar. Por isso, é importante desmistificar o tema para que mais mulheres tenham o prazer de amamentar seus filhos.
10 fatos que você precisa saber sobre o leite materno
1- O leite materno é o alimento mais completo para o seu bebê.
2- Não existe leite fraco.
3- O leite materno pode proteger seu bebê contra diversas doenças infecciosas.
4- Estudos demonstraram que crianças em aleitamento materno tiveram melhor desenvolvimento cognitivo.
5- O ato de amamentar ajuda na recuperação da mulher após o parto.
6- Amamentar diminui o risco de câncer de mama.
7- Crianças que receberam leite materno têm menor chance de desenvolverem obesidade e diabetes na vida adulta.
8- Oferecer o leite materno em livre demanda ajuda a diminuir o risco de mastites.
9- Amamentar diminui a incidência de depressão pós-parto.
10- Amamentar é um ato de amor.
Mitos e verdades sobre aleitamento materno
Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca escutou uma mãe dizer “meu leite é fraco”. Esse é um dos principais mitos que escuto e a minha resposta é: não existe leite fraco. O leite materno é o melhor alimento para o seu bebê e contêm tudo que ele necessita até os seis meses de vida.
Outro mito comum é a mãe justificar que produz pouco leite porque a mama é pequena. Como sempre falo no consultório, a mama é fábrica e não estoque. Por isso, o tamanho não interfere na quantidade de leite produzida.
A livre demanda pode deixar seu bebê mimado? Não. Esta é a melhor forma de oferecer o leite materno, pois além de estimular a produção de leite, ainda diminui o risco de mastites e não deixa o bebê mimado.
São muitos mitos, mas também há algumas verdades. Como por exemplo o fato de o estresse poder interferir na produção de leite. O aumento do estresse após o parto faz com que o corpo libere algumas substâncias que diminuem a produção de prolactina, que é um dos principais hormônios responsáveis pela lactação. Outra verdade sobre amamentação é que usar chupeta pode fazer o seu filho largar o peito. Qualquer bico artificial pode levar à confusão dos bicos e prejudicar a amamentação.
Como se preparar para a amamentação?
Durante a gravidez, a mulher passa por um turbilhão de emoções e sensações. Ela sonha com o rostinho do neném, pensa como será quando ele nascer, faz planos e, claro, pensa na amamentação. Minha dica é: se prepare para a amamentação.
A melhor forma de fazer isso é buscando conhecimento sobre o assunto. Leia muito e tire todas as suas dúvidas com o pediatra na consulta pré-natal, antes do seu filho nascer. Se possível, busque uma consultora de amamentação. Ela irá te auxiliar antes e durante o período de aleitamento materno, inclusive nos primeiros dias em casa com o recém-nascido.
É fundamental que você mantenha uma alimentação saudável e beba muita água. A produção do leite está diretamente relacionada à saúde materna. Então, uma boa alimentação, rica em frutas, vegetais e fibra e a ingestão de água vão te ajudar a ter uma boa produção de leite.
O período mais difícil para a amamentação são os primeiros meses. Por isso, tenha uma boa rede de apoio para te ajudar para que você foque na amamentação nesse início. E lembre-se: não se cobre muito. Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil para todas as mulheres, então saiba respeitar seus limites e o tempo do seu bebê. Pode ter certeza: o seu filho vai te amar e saber que você fez e faz tudo que está ao seu alcance pela bem-estar e felicidade dele.