Cinco dicas para não errar na introdução alimentar

A introdução alimentar (IA) é um momento mágico em que seu filho vai começar a descobrir outros alimentos além do leite materno ou fórmula.

A introdução alimentar (IA) é um momento mágico em que seu filho vai começar a descobrir outros alimentos além do leite materno ou fórmula infantil.  Essa transição alimentar deve ocorrer de forma gradual e sem expectativas. Cada criança tem o seu tempo para aceitar a introdução alimentar. Como esse também é um momento muito esperado pelos pais, vou dar cinco dicas de ouro para você não cometer erros nesse momento.

  1. Não inicie a introdução alimentar antes do seu filho estar pronto

Um dos maiores erros dos pais é iniciar precocemente a IA. Para comer, seu bebê precisa estar neurologicamente preparado. Normalmente, isso ocorre por volta do sexto mês de vida. Porém, além da idade, o bebê deve ter os sinais de prontidão alimentar (sentar-se com mínimo apoio, levar os objetos à boca, ter interesse pelos alimentos e protusão da língua diminuída).

  • Converse com seu pediatra sobre os métodos de IA

Nesse momento, é importante estar informada para escolher o melhor método para oferecer os alimentos. Atualmente, temos os métodos: tradicional, BLW e participativo. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, por isso, tire suas dúvidas com seu pediatra e escolha o método que melhor se adequa a sua família.

  • Não bata no liquidificador ou passe na peneira os alimentos

Acredite: você não precisa usar o liquidificador ou a peneira na introdução alimentar. Oferecer os alimentos muito triturados apenas dificulta a evolução do seu bebê.

  •  Não crie expectativas

A IA exige paciência e tranquilidade. Não vai ser de um dia para o outro que seu filho vai comer tudo. Saiba compreender que esse é um momento novo e, principalmente, não compare seu filho com outras crianças.

  •  Aproveite esse momento

As melhores fotos acontecem no momento da introdução alimentar. Não deixe de se divertir no processo.

É importante ressaltar que é preciso manter uma rotina de horário para as refeições e, de preferência, com todos da família à mesa. Os alimentos oferecidos até os dois anos de idade são responsáveis por formar o paladar e por determinar um futuro saudável para o seu filho. Então, faça da introdução alimentar um momento mágico para vocês.

POSTAGENS RECENTES

Parassonias: a abordagem do pediatra.

Parassonias são eventos físicos ou sensações indesejáveis que ocorrem durante o sono REM, o sono não REM ou transições do sono. A faixa etária pediátrica compreende o principal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quatro =